Home / Notícias / Ataques a ônibus se concentram em sua maioria na região da Cidade Ademar

Ataques a ônibus se concentram em sua maioria na região da Cidade Ademar

Das 141 ocorrências a ataques de ônibus este ano em toda a grande São Paulo, mais de 20 ocorrências aconteceram na região da Cidade Ademar, segundo os dados da  SP Trans.  A empresa lamenta e repudia os atos de vandalismo que prejudicam a população. As concessionárias afetadas foram Santa Brígida, Gato Preto, A2, Pêssego, Ambiental, Transpass, Metrópole Paulista, Transunião, Express, Via Sudeste, Mobibrasil e Campo Belo nas regiões norte, leste e sul da capital”, disse a pasta.

Os ataques aos ônibus se concentraram em avenidas como: Jabaquara e Cupecê, na zona sul; e Marechal Tito e Conde de Frontin, na zona leste; entre outras.

Nesta segunda-feira (16/6), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a gestão municipal mantém contato com a Polícia Civil para investigar os atos de vandalismo, mas que ainda desconhece a possível motivação.

“É uma frota muito grande e que, infelizmente, até pelo tamanho, você acaba tendo algum ponto ou outro de ações de vandalismo, que está se verificando ou levantando qual é a motivação para poder fazer a autuação”, afirmou o prefeito.

A Polícia Civil investiga ao menos seis das ocorrências, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). “Os representantes das empresas envolvidas estão sendo intimados para prestarem depoimento e as equipes dos DPs (5º, 16º, 27º, 35º, 36º e 97º DP) trabalham na identificação dos envolvidos”, disse a pasta.

Mais ataques no feriado

Mais ataques a veículos de transporte coletivo foram registrados no feriado de Corpus Christi desta quinta-feira, 19 de junho de 2025.

As ações ocorreram no Corredor Metropolitano ABD, de ônibus e trólebus. Foram ao menos seis veículos da empresa NEXT Mobilidade apedrejados, a maior parte nas imediações da Parada Canhema, na cidade de Diadema, no ABC Paulista.

Um suspeito foi detido pela Polícia Militar e deve ser indicado por dano continuado, segundo nota da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Um homem de 41 anos foi preso em flagrante após danificar seis ônibus na tarde desta quinta-feira (19), na Avenida Antônio Piranga, em Diadema.

Policiais militares foram acionados e encontraram o suspeito já detido por um dos motoristas, após ele ter arremessado pedras contra os veículos, todos pertencentes à mesma empresa de transporte coletivo.

A ocorrência foi registrada como dano no 3º Distrito Policial de Diadema, que requisitou perícia. O indicado permaneceu preso à disposição da Justiça.

Nas ações desta quinta-feira (19), ninguém se feriu. Com estes ataques e mais um que ocorreu na noite de quarta-feira (18), na Estrada dos Alvarengas, envolvendo também um ônibus da NEXT Mobilidade, sobe para 141 o número de ocorrências de depredações desde quinta-feira passada, 12 de junho de 2025, somando a capital paulista e o ABC.

No caso da Estrada dos Alvarengas, que ocorreu por volta de 20h de quarta-feira (18), o Diário do Transporte obteve as imagens do exato momento do vandalismo.

Pelo vídeo de uma das câmeras do ônibus, que fazia a linha 409 BI-1, intermunicipal, entre as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, é possível que o suspeito está sozinho e corre. Em determinado momento, lança uma pedra contra a lateral do ônibus.

(matérias do G1 e Diário do Transporte)

Please follow and like us:
Pin Share
Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *