Home / Notícias / Cidade Ademar completa 79 anos

Cidade Ademar completa 79 anos

Cidade Ademar completa 79 anos

Um dos bairros mais importantes da zona sul de São Paulo faz aniversário fora dos holofotes paulistanos, e ainda carece de áreas de lazer, cultura e esportes, pois não só de CDCs vive a população.

Um dos bairros mais populosos da zona sul de São Paulo, com cerca de 500 mil habitantes, Cidade Ademar completou na última quinta-feira, dia 26 de junho, 79 anos. Atualmente a região compreende ainda o bairro de Pedreira que o faz ter uma das maiores densidades demográfica do país com 13.388 mil hab/km², ou seja, se fosse uma cidade, seria a segunda maior de todo o Brasil, ficando atrás apenas de Taboão da Serra com 14.058 hab/km².

Com toda esta gente, as comemorações acontecem em locais pouco conhecido dos moradores da região, e também com pouca divulgação, este ano a  Subprefeitura Cidade Ademar faz a comemoração neste domingo, dia 29, das 10h às 21h, em um evento gratuito. A festa acontece na Rua Antonio Gil, 641, próximo à UBS Jardim Umuarama.

Veja a história do bairro – Para conhecer um pouco da história do Bairro Cidade Ademar, fundado em 1946, é preciso regressar no tempo algumas décadas antes desta data. O que se conta a partir deste ano, é a formação política da região, mas a região já era povoada muito antes deste tempo.

Para isto, o jornal O Bairro Cidade Ademar teve acesso a alguns documentos históricos que trazem ao público fatos inéditos e entender porque a região tornou-se periférica, marginalizada e com poucos recursos durante todos estes anos e, somente agora se torna aos poucos como um dos principais bairros em desenvolvimento de São Paulo.

A história começa ainda no final do século 19, pois a região era um conglomerado de sítios e fazendas pertencentes ao município de Santo Amaro, que administrou todas estas terras por quase 100 anos, de 1832 a 1935. Um dos principais sítios da região era denominado Sítio Cupecê, que abrangia quase toda a área da Cidade Ademar e ainda um pedaço da região próximo ao cemitério Campo Grande e tendo como divisa o “majestoso” Ribeirão Cupecê, atual Córrego do Cordeiro. Desta forma, o desenvolvimento destas terras aconteciam no sentido Largo 13 de Maio (centro de Santo Amaro) não em direção à São Paulo, por isto, até hoje constam algumas confusões na numerações de algumas ruas, pois nasceram tendo como referência o município de Santo Amaro.

Veja a matéria completa neste link.

Please follow and like us:
Pin Share
Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *